A origem da meditação

É uma prática muito antiga tendo sua origem mais provável na Índia com os antigos sábios “cientistas da mente” há mais de 7 mil anos. Esses sábios queriam entender por que o ser humano estava sempre insatisfeito e não encontrava a felicidade permanente neste mundo material. Por que a felicidade é tão passageira?

Eles buscavam compreender se haveria algum objeto que pudesse trazer satisfação plena para qualquer pessoa, mesmo considerando suas diferentes particularidades.

Esses questionamentos levaram os sábios a iniciarem práticas introspectivas, dando origem à meditação, pois perceberam que o mundo externo não trazia respostas satisfatórias. Assim, iniciaram suas jornadas rumo às descobertas sobre quem é ou o que é o eu que busca felicidade.

Compreenderam que este eu possui um desejo infinito por felicidade. Concluíram, desta maneira, que o objeto que poderia trazer felicidade infinita e permanente também deveria ser infinito. Uma vez que só pode existir uma única entidade infinita, ela é, portanto, a Consciência Cósmica ou o Ser Supremo, o Supremo Criador, ou, simplesmente, Deus.

Então, a origem da meditação está na pesquisa que os antigos cientistas da mente empreenderam para conhecer quem é o eu ou o que é esse eu que sente paz, sente felicidade. Com essa pesquisa, descobriram que a natureza desse eu é a busca pelo infinito, e que esse eu se realiza quando se torna o próprio Infinito.

Texto: Krsná Devi e Bháskar Deva. E-mail: meditacao.iogue@gmail.com 

Se você quer saber mais, conheça nosso livro!