Meditação Iogue

Meditação Iogue ou Meditação Yoga é uma prática desenvolvida pelos cientistas da mente há milhares de anos. Ela nos leva a alcançar a suprema realização humana, ou o estado de Yoga.

Na filosofia do Yoga, as sensações de paz, felicidade e bem-estar não são a meta da Meditação Iogue, mas sim consequências naturais de sua prática. A meta da Meditação Yoga é a união de nosso “eu”, nosso sentimento de individualidade, com o “Eu Cósmico”, é essa expansão do “eu” individual para o “Eu Cósmico” que nos traz a realização de que somos Infinitos, essa é a suprema realização humana.

A Meditação Iogue é realizada numa postura específica, normalmente na postura de lótus (padmásana), como na foto ao lado, e composta por várias etapas de visualizações a fim de concentrar e purificar a mente. Nela há também práticas para o controle da respiração e de nossa energia vital. Em todo o processo desta prática há a utilização de mantras e ideação de seus significados.

As diferentes etapas da Meditação Yoga têm a finalidade de direcionar a mente para um único ponto e mantê-la neste ponto. Ele nada mais é que o objetivo final de toda prática, este ponto é a Consciência Cósmica, ou Parama Puruśa em sânscrito, ou ainda, Deus.

 Para podermos concentrar a mente adequadamente, os antigos cientistas da mente desenvolveram um profundo conhecimento da mente, da psicologia humana, de seus mecanismos e anseios mais profundos. Esse conhecimento foi sintetizado e compilado pelo sábio Maharishi Patanjali, por volta de 2000 anos atrás, e está contido em sua obra intitulada por Yoga Sutras ou Astaunga Yoga. Esta obra também é referenciada por Yoga dos 8 Membros ou Yoga dos 8 Passos.

Há nessa obra a síntese teórica dos passos da Meditação Iogue, para saber mais você pode ver nosso livro: Meditação Iogue. Jornada para o Amor Infinito.

Agora, enquanto que Maharishi Patanjali deixou um legado teórico de como preparar a mente e realizar a prática da meditação, Shri Shri Ánandamúrti nos deixou, dentre muitas contribuições à humanidade, uma verdadeira relíquia, um sistema prático de como nos tornar verdadeiros exímios no Astaunga Yoga.

Esse sistema prático é denominado de Sahaja Yoga (Yoga Fácil), que, grosso modo, é um conjunto de seis lições de meditação nas quais aprendemos técnicas de visualizações para abstrair a mente do nosso mundo cotidiano e do corpo, técnicas para concentrá-la em um único ponto e para purificá-la. Aprendemos mantras para purificação dos chakras, e também nosso mantra pessoal, que tem a energia capaz de despertar a kundalinii (energia espiritual).

Já falamos tanto da pala palavra Yoga..., mas afinal, o que significa esta palavra?

Yoga significa união ou unificação, quando derivada das palavras em sânscrito yuiṋj + ghaiņ. É a união da consciência individual com a Consciência Cósmica, é o resultado do mergulho de nosso ego, nosso pequeno “eu”, no “Eu” maior, Deus.

Pode ser entendido como um estado ou sentimento muito profundo de nossa própria existência, que nos acompanha em nossa jornada para a autorrealização, nosso sincero compromisso que temos com o nosso bem-estar e com o de todos os outros seres animados e inanimados.

O termo Yoga também se refere a um sistema de práticas, filosofias e ideologia, embora essa palavra tenha sido usada apenas como prática de ásanas (posturas).

O termo iogue ou yogi se refere, evidente mente, àquela pessoa que coloca em prática sistematicamente o conhecimento do Yoga. Isto é, o iogue é uma pessoa fundamentalmente prática, que conduz suas ações no campo objetivo visando o bem-estar físico, psíquico e espiritual de todos os seres, ao mesmo tempo que mergulha profundamente em seu mundo subjetivo, a fim de se desenvolver psíquica e espiritualmente, podendo, assim, expressar sua completa natureza divina, ou simplesmente, vivenciar o estado de Yoga.

Meditação Iogue é, portanto, um método prático que, por meio de um processo mental e espiritual, nos levará a vivenciar nossa natureza mais sublime. Na realidade, a prática regular e apropriada da Meditação Iogue conduzirá o ser humano ao seu ápice: a divindade.

Texto: Krsná Devi e Bháskar Deva. E-mail: meditacao.iogue@gmail.com 

Se você quer saber mais, conheça nosso livro!